
Paço Municipal passa por remodelação da estrutura existente para melhorar as condições de trabalho dos servidores
O Paço Municipal está passando por uma remodelação da estrutura existente para melhorar as condições de trabalho dos servidores. Com isso, diversas secretarias que estavam em outros prédios vão ser incorporadas na atual estrutura do administrativo municipal, garantindo economia de aluguéis e gastos com instalação e manutenção de estruturas fora do Paço.
O secretário de Administração, Celso Dellalibera, explica que, atualmente, o Paço já conta com 17 secretarias e que mais algumas serão incorporadas, como a Secretaria Municipal de Educação, Agência Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria de Eficiência, além da Agência Municipal de Turismo e da Junta Médica.
A expectativa é que o remanejamento das pastas leve a uma economia mensal de R$ 1 milhão, mas que o valor será ainda maior levando-se em consideração os demais custos, como manutenção predial e insumos. A prefeitura já devolveu metade dos prédios alugados que eram utilizados para abrigar secretarias ou para guardar inservíveis.
Melhorias
O secretário reforça ainda que, até o momento, 5 mil servidores estão no Paço e que, com as mudanças, a atual estrutura vai receber mais 1,5 mil colaboradores. Para proporcionar um ambiente digno, mais inclusivo e funcional, as repartições que se encontravam instaladas em salas individuais ou ambientes exclusivos, a maioria com baixa densidade ocupacional, baixa luminosidade e ineficientes, foram retiradas para a instalação de ambientes corporativos e funcionais.
“Os ambientes de trabalho estão sendo remodelados de forma que os servidores tenham comodidade e acesso visual de todo o ambiente de forma similar às redações jornalísticas e às modernas instalações corporativas. É um ambiente aberto com ampla visibilidade permitindo que haja maior interação dentro e entre as secretarias, melhorando-o e tornando-o mais eficiente”, destaca.
Para dar ainda mais conforto e dignidade aos servidores, um refeitório será instalado no Bloco H, algo que não nunca existiu e ainda não havia sido pensado em outras gestões. Atualmente, o espaço a ser utilizado abriga arquivos de documentos já digitalizados, que não haviam sido descartados. Agora, uma parte vai abrigar um almoxarifado central, que passa a guardar todos os insumos necessários para o funcionamento do Paço e, na outra, será construído o espaço para que os servidores possam fazer as suas refeições.
O refeitório terá capacidade para 400 pessoas e contará com estrutura para quem deseja levar a sua própria refeição. Além disso, é estudada uma parceria com entidade sem fins lucrativos para instalação de um restaurante, a exemplo dos restaurantes-escola existentes na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). As unidades contam com buffet aberto ou com opções à la carte e com fornecimento de marmitas.
Também será desenvolvido um espaço de convivência do trabalhador para descanso nas pausas para almoço e/ou intervalos. A academia existente no Paço será mudada de local para um espaço mais amplo e com banheiros e vestiários para seus usuários, hoje não existentes.
“Além de todas essas mudanças proporcionarem importante redução de gastos, propiciarão, principalmente, um ambiente humanizado com dignidade para o servidor, que é uma das bandeiras do nosso prefeito e, portanto, estamos bastante empenhados para resolver”, destaca o secretário.
O secretário pontua, ainda, que a estrutura do Paço é semiacabada e que precisa de muitas melhorias, inclusive para proporcionar acessibilidade. Os anexos ao prédio principal não contam com elevadores ou rampas. “Estamos realizando o estudo para viabilizar a implantação de todos esses equipamentos para garantir a inclusão e melhorar a utilização das instalações do Paço”, destaca.
Importante salientar, também, que haverá, além dos ganhos financeiros, ganhos intangíveis de extrema relevância na otimização das relações interdepartamentais, maior eficiência na cadeia de comando e solução de problemas e melhoria das condições de trabalho dos servidores.
Foto: Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
0 Comentários