
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizou nesta quarta-feira (21/5) o resgate de um sagui debilitado no Bosque Bougainville, localizado na Chácara do Governador. O animal foi avistado por servidores da equipe de manutenção de parques da própria Amma, que prontamente acionaram a equipe de resgate de fauna da Agência.
Sem sinais aparentes que indiquem a causa da debilidade, o sagui foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberá avaliação e cuidados veterinários especializados.
O caso do sagui não foi isolado. Nas últimas 24 horas, a Amma realizou o resgate de outros dois animais silvestres em situação de risco. Na tarde de terça-feira (20/5), um gaviãozinho ferido foi socorrido no Jardim Botânico, e, no mesmo dia, um filhote de saruê foi encontrado nas dependências do Hospital de Olhos Vila Nova. Ambos foram encaminhados ao Cetas para reabilitação e assistência especializada, também providenciada pela Amma.

Segundo a gerente de Fauna da Amma, Átila Marques, esses casos reforçam a importância da participação da população no acionamento do resgate. “Sempre que encontrarem animais silvestres feridos ou em situação de risco, é fundamental que as pessoas entrem em contato com a Amma, para que esses animais sejam socorridos de maneira segura e recebam os cuidados necessários”, destaca.
A Amma reforça que, após os tratamentos, os animais são avaliados quanto às condições de retorno ao habitat natural. Aqueles que não possuem condições de soltura são encaminhados para instituições parceiras voltadas à preservação da fauna.
A população pode solicitar o serviço gratuito de resgate de animais silvestres por meio do aplicativo Gyn 24 horas, disponibilizado pela Prefeitura.

Fotos: Amma
Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia
0 Comentários