
O descarte irregular e a falta de cuidado na separação do lixo trazem grandes prejuízos à cidade, especialmente com alagamentos, em períodos de chuva, doenças e prejuízos financeiros. Para ter uma ideia da dimensão do problema, desde o início deste ano, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) tirou da rede de drenagem 15.521 toneladas de entulho por meio da limpeza das bocas de lobo, poços de visita, ramais e bueiros da cidade.
“Para que Goiânia volte a ser referência no Brasil como uma cidade limpa, é fundamental a participação da população. O goianiense sempre foi exemplo de ordem, cordialidade e educação. Então, é hora é de unirmos forças, todos empenhados para que a cidade volte a ser limpa e linda”, propõe a superintendente de Obras e Serviços de Infraestrutura Urbana da Seinfra, Flávia Ribeiro Dias. “A prefeitura vem fazendo a sua parte, mas só com a ajuda do nosso povo agindo e fiscalizando vamos ter êxito. A mudança começa dentro dos nossos lares”, acrescenta a superintendente.
O gesto de jogar uma embalagem na rua pode parecer uma transgressão menor, mas Flávia Dias alerta que todo resíduo que é descartado de forma irregular vai parar nas galerias de água pluviais e, consequentemente, nos córregos e rios. “É fundamental que todos se conscientizem da importância de se manter as ruas e bocas de lobo limpas”, alerta. A necessidade de conscientização sobre a situação levou a Prefeitura de Goiânia a lançar, no último sábado, a campanha com o slogan “A cidade é sua casa. Cuide bem dela”. Com ênfase na educação ambiental, ela terá faixas, outdoors, spots comerciais, painéis de LED e a instalação de grandes cestos de lixo em pontos estratégicos da cidade, como áreas de grande circulação de pedestres e veículos.

Limpeza
A limpeza é realizada manualmente, com equipes da Seinfra, e com uso do caminhão hidrojato e do robô que faz a verificação da rede de drenagem para sua desobstrução. De janeiro a abril deste ano, foram limpas 12.208 bocas de lobo, 1.106 poços de visita, 571 bueiros e 124.103 metros de ramais. A desobstrução da rede de drenagem garante que a água da chuva não cause alagamentos. A limpeza é feita todos os dias da semana, atendendo as demandas cadastradas no aplicativo Prefeitura 24h e pelas vistorias realizadas pelas equipes da Seinfra. Os servidores são da Divisão de Limpeza e Desobstrução da Rede de Drenagem, da Diretoria de Operações e Conservações da Seinfra.
Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia
0 Comentários